OFTALMED
Centro Empresarial Mapfre, Rua Gonçalo Cristóvão, nº 347,5º andar, salas 510/511 4000-270 Porto Porto, Portugal
info@oftalmed.pt https://oftalmed.pt/uploads/seo/big_1607957766_9283_Oftalmed_standard@3x-100.jpg 510886124

Sabe o que é o Síndrome Visual do Computador?

Informação
Sabe o que é o Síndrome Visual do Computador?
Síndrome Visual do Computador

Cada vez mais o computador faz parte do nosso dia-a-dia, quer como ferramenta de trabalho como apenas por lazer. O que é facto, é que passamos várias horas perante um ecrã e, por vezes, em condições não ergonómicas. O termo síndrome visual do computador define um conjunto de sinais e sintomas que surgem em utilizadores de computador por um longo período de tempo.

A prevalência de sintomas visuais e/ou oculares entre usuários de computador varia entre 25% a 93%, e 1 em cada 7 pacientes recorre a um exame visual por apresentarem sintomas relacionados com o uso de computadores. Estes sintomas geralmente desaparecem quando a carga de trabalho é menor e ao fim de semana, onde o tempo ao computador é reduzido ou mesmo nulo.

Os sintomas associados ao uso prolongado do computador, prendem-se por dores de cabeça, cansaço ocular, visão desfocada, olhos secos e dores de pescoço e/ou costas.

Alguns destes sintomas devem-se ao facto de haver um problema visual (erro refrativo não compensado, problemas de visão binocular, problemas acomodativos, olho seco), em que a solução passa pelo uso de óculos ou lentes de contacto. Mas, em grande parte, os sintomas devem-se a uma deficiência ergonómica no trabalho.

De seguida, são apresentadas várias regras ergonómicas que podem ser adotadas no local de trabalho, para que a fadiga visual seja reduzida:

 - Regra 20/20/20: de 20 em 20 minutos, olhar para longe (objeto a 6 metros que corresponde a 20 pés) durante 20 segundos;

 

- Pestanejar: Perante um ecrã de um computador, é normal haver redução do pestanejo, mas este é importante para manter o olho hidratado a fim de não causar secura ocular e irritação;

- Os monitores devem ser colocados perpendicularmente às janelas de forma a reduzir o encandeamento.

- O topo do monitor deve estar à altura dos olhos. A distância a que se deve colocar o monitor depende do utilizador e do tamanho do ecrã. Em termos médios a distância deve ser de 50 a 70 cm. Uma pequena inclinação do monitor, de 12º, é aconselhável. A superfície do ecrã deve estar limpa.

- Ajustar a configuração do ecrã do computador: ajustar o brilho, o contraste e o tamanho do texto.

- A altura da cadeira deve ser ajustada de forma a que, quando usa o teclado os antebraços e mãos estejam na horizontal, e que estes façam um ângulo de 90º;

Encostar bem as costas ao apoio da cadeira.

- Fazer pequenos intervalos, de 2-3 minutos ao fim de 30 minutos de trabalho.

- Organização da secretária: a disposição do material de trabalho deve ser feita de modo a que os objetos mais utilizados devam estar mais próximos da pessoa.